quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ser ou não ser? ainda é questão?



Hoje após uma aula muito valorosa sobre a nossa insistência de nos denominarmos "modernos", uma vez que só se sabe o que foi moderno para certa época, quando está passa, nos deparamos, me deparei com a questão do ser.
 Com a modernidade, a correria, a insistência em sermos a sociedade superior, desenvolvida ocidental,  a essência do Ser, ficou muito desgastada e esquecida.
Buscamos cada vez mais um motivo para viver, para continuar, no entanto sempre temos os olhos no futuro, no reflexo do que fazemos atualmente e almejamos um objetivo, que alcançado, é rapidamente substituído por outro e ,então, outro ,e assim por diante.
" Ser ou não ser? Eis a questão". Sempre achei está pergunta Shakesperiana muito esquisita ( falta de raciocinar sobre algo tão difundido na nossa cultura, me levou a esta sensação), mas hoje a partir da reflexão da mesmo aula que citei anteriormente, que acabou no levando a discutir a questão religiosa ocidental em contra ponto com a oriental, uma ideia me surgiu. Hoje buscamos muito ser, esquecendo de Ser. Queremos ser ricos, famosos, médicos ou felizes, a busca incessante pelo futuro do ser, é uma marca e então dizemos, " Nossa, o ano passa muito rápido atualmente. " Deixando de lado o Ser, a essência, princípios, espiritualização ( e por isso, não quero dizer religião), o aproveitamento do hoje e a modificação do futuro com o olhar no passado, que para muitos, é desnecessário. Será mesmo que quem vive de passado é museu ou simplesmente um verdadeiro pensador que utiliza exemplos que não deram certo no passado para modificar seu futuro? Será que se não fôssemos tão "modernos" e "futuristas", tão preocupados com o desenvolvimento rápido, não teríamos visto que grandes sistemas políticos foram baseados em um anterior e evitado verdadeiros massacres? O passado é tão ruim assim?
 A cultura Oriental , principalmente da região do Oriente médio, que tanto criticamos e achamos estranha, valorizam seu passado, sua história e isso engessou o desenvolvimento de todas as esferas da sociedade, porém a convergência de ambas as culturas gerou a sociedade atual, sem preocupação com valores, com o espírito, com o SER, e isto nos levou a busca incessante por riquezas, nos levou a esta sociedade cada vez mais degradada, onde o valor do ser humano, não é respeitado, não existe SER HUMANO, existe homem, capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer no futuro, ainda que tenha tudo no presente.
 A resposta de ser ou não ser para os dias de hoje, seria " não ser " e não sei se existe uma maneira de Ser, em tal sistema, será que tem como fugir dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário